Make your own free website on Tripod.com

Pela liberdade de expressão

por Manifesto Navegante

Quando o Manifesto Navegante foi idealizado há mais de dois anos, havíamos pensado em vários slogans que definiam, de certa maneira, o perfil que considerávamos ideal para o site. Então, na época, optamos pela longa frase "uma proposta para o exercício da cidadania através da liberdade de pensamento", que hoje é título de nossa apresentação. Ao remodelarmos o layout do MN, decidimos utilizar algo mais objetivo e, assim, criamos um novo slogan: "para quem tem opinião". Após alguns meses, percebemos que essa frase era um tanto perniciosa por ser excludente. Afinal, além de reservar um espaço para que todos possam praticar seu direito à liberdade de expressão, o MN deveria contribuir para aqueles que buscam formar suas opiniões a respeito dos diversos assuntos tratados em nossas publicações. Pela terceira vez, mudamos, e agora para: "opinião a serviço da cidadania".

Por mais de um ano, esse tem sido o lema do Manifesto. Porém, para esta edição, recebemos um artigo muito interessante que tem como temas centrais ciência e religião (assuntos que, ao nosso ver, vão muito além do conceito de cidadania). Percebemos, dessa forma, que a palavra "cidadania" limita o MN a questões sociais e políticas impedindo nossos colaboradores do pleno exercício de seu direito à liberdade de expressão, o que é uma enorme incoerência para um site cujo objetivo central é a prática da mesma.

Portanto, mais uma vez, trocamos o slogan do Manifesto Navegante. Este site não pode ser limitado por uma ou duas palavras, mas, e somente, pela ética. Afinal, ele existe em função da liberdade de expressão e foi por ela que mudamos. Definitivamente, esperamos!

Retornar à página anterior